Ergonomia

BLITZ POSTURAL

BLITZ POSTURAL

Blitz Posturais são abordagens extremamente importantes, pois ocorrem durante a execução das tarefas dos trabalhadores, fazendo com que eles observem em tempo real quais são os movimentos e posturas que executam de forma errada e prejudicial, tornando mais fácil a correção.

A Blitz Postural é uma abordagem individual no trabalhador, podendo ser realizada no escritório ou na indústria, onde são pontuados os itens que estão sendo executados de forma incorreta, gerando um score de risco. A partir dos itens incorretos são realizadas as orientações de como executar corretamente, consequências posturais da não execução, além de reforço dos itens que estão corretos.

Blitz Postural no em Áreas Administrativas/Escritório:

Aborda todos os itens relacionados à postura na cadeira, mesa e o uso dos equipamentos eletrônicos, levando em consideração os aspectos antropométricos (medidas) individuais de cada colaborador, bem como o seu ajuste adequado.

Previne tensões e dores musculares, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTS), Lesões por Esforços Repetitivos (LER), problemas circulatórios, doenças oftalmológicas, doenças auditivas, má postura, entre outros.

Blitz Postural na Indústria:

O principal foco é no levantamento e transporte manual de cargas, abordando todos os parâmetros de segurança durante o manuseio. Sabemos que na indústria uma das principais queixas é a lombalgia, na maioria das vezes causada pelo manuseio de cargas de forma incorreta. Além das orientações de manuseio e postura, é orientado como utilizar de maneira adequada os equipamentos de auxílio, onde muitas vezes a empresa investe em equipamentos, porém os colaboradores utilizam de forma errada, continuando com os mesmos índices de queixa e absenteísmo.

A partir da orientação, o colaborador deve executar da forma correta, assinando um termo de compromisso de que irá cumprir com as orientações, sendo uma excelente prevenção de doenças ocupacionais.

O documento preventivo-corretivo pode ficar no prontuário do colaborador, junto aos demais documentos de saúde ocupacional, corroborando com seu histórico profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?